-
Arquitetos: Guedes Cruz Arquitectos
- Área: 4998 m²
- Ano: 2002
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o Mercado Municipal Ponte de Lima foi construído em 1927, levantou discussões públicas a respeito dos prós e contras de sua localização, embora nenhuma observação parece ter sido feita em relação ao seu elegante projeto. 70 anos depois, ainda se pode ver a relação de dominação estalecida entre sua alta base de granito e o centro da cidade.
A construção original voltada para a orla tinha duas alas e três torres, embora os anexos mais recentes fossem de menor qualidade. O pátio central foi posteriormente coberto com uma painéis metálicos - uma medida "provisória".
O projeto de recuperação do mercado envolveu a remodelação do edifício existente - aumentando o número de estabelecimentos comerciais - e a construção de um estacionamento subterrâneo para 100 veículos. Isso implicou na demolição das alas leste e sul, que foram substituídas por uma nova de dois pavimentos com o mesmo comprimento das antigas.
A estrutura é pontuada por grandes elementos metálicos que sustentam vigas de madeira sobre as quais está apoiada a cobertura de vidro na praça. A pavimentação é de granito, um material que resistirá bem às periódicas inundações do Rio Lima.
Neste projeto os materiais estruturais e de revestimento expõem a diferença entre o que é permanente e o que é transitório. Assim, o embasamento, agora usado como estacionamento, e as três alas existentes se diferem claramente da nova cobertura e da nova ala comercial.
Os elementos antigos, em alvenaria tradicional, mantém seu comprometimento com o terreno e em resistir à violência da água. Por outro lado, os elementos recentes, de madeira, cobre ou vidro, transpiram leveza e transparência, trazendo luz e vida ao antigo mercado.